O estilo Emo vai muito além das bandas que fizeram sucesso no início dos anos 2000 com as letras emotivas, o som mais próximo do Pop Punk e o estilo quase gótico.
Um livro lançado nesta terça-feira (6) e destacado pelo portal QuartEMO define esse período como a “terceira fase” do Emo, aparecendo cerca de 20 anos após o surgimento do gênero em Washington D.C. nos anos 80, derivado do Hardcore.
Para explicar o que foi aquela explosão de popularidade do Emo – seguido de um momento de queda e rejeição – o escritor Chris Payne listou para a Billboard as 15 músicas que definiram o Emo entre 1999 e 2008.
Ele é o autor do livro Where Are Your Boys Tonight? The Oral History of Emo’s Mainstream Explosion 1999-2008, em que entrevistou pessoas que viveram o período de perto, seja em cima do palco ou nos bastidores.
Você pode conferir a seleção logo abaixo, em ordem cronológica, começando por nomes como The Get Up Kids e Dashboard Confessional, até chegarmos a My Chemical Romance, Paramore e Fall Out Boy (que aparece duas vezes). Todas as explicações completas para as escolhas podem ser vistas aqui (em inglês).
15 músicas que definiram a terceira fase do Emo