O álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967, é uma das obras-primas dos Beatles e considerado por muitos o primeiro disco conceitual da história do Rock e um dos mais importantes de todos os tempos. Mas o filme de mesmo nome não teve nem de longe o mesmo sucesso.
Em 24 de julho de 1978, há quase exatos 45 anos e mais de 10 anos depois do álbum, o filme Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band estreou nos Estados Unidos e se tornou um dos maiores fracassos de Hollywood.
Tudo começou em 1974, quando o empresário dos Bee Gees, Robert Stigwood, criou um musical off-Broadway em parceria com a banda de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, sete anos depois do disco.
Em 1978, a peça virou filme e reuniu um elenco de respeito, incluindo o músico Peter Frampton no papel principal e participações do Aerosmith e dos próprios Bee Gees, além de atores consagrados como Steve Martin e George Burns.
Os Beatles e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Mesmo assim, o filme Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band não seguiu os passos de sucesso de Os Embalos de Sábado à Noite (1977), também produzido por Robert Stigwood com inspiração na obra dos Bee Gees.
Na verdade, o longa dos Beatles ficou marcado por um enredo incompreensível e atuações ruins. George Harrison e John Lennon sequer estiveram na estreia, e Paul McCartney e Ringo Starr se recusaram a estarem associados ao filme depois de vê-lo.
Por outro lado, a trilha sonora foi um sucesso e vendeu mais de um milhão de cópias. Ela conta com versões regravadas do disco de mesmo nome e também do Abbey Road (1969), incluindo “Lucy in the Sky with Diamonds”, “Come Together” e muitos outros clássicos.
Como costuma acontecer com filmes icônicos, mas não muito bem produzidos, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band ganhou o status de “cult” com o passar dos anos, e hoje é celebrado por fãs de Beatles.