Terry Hall, vocalista do grupo britânico The Specials, morreu nesta segunda-feira (19) aos 63 anos. A informação foi divulgada pelas redes sociais da banda, que não revelou a causa da morte do músico, que foi um dos ícones do ska e também atuou no Fun Boy Three e The Colourfield.
O comunicado do The Specials diz: “É com grande tristeza que anunciamos o falecimento, após uma breve doença, de Terry, nosso lindo amigo, irmão e um dos mais brilhantes cantores, compositores e letristas que este país já produziu”.
O texto acrescenta: “Sua música e suas performances encapsulavam a própria essência da vida… a alegria, a dor, o humor, a luta pela justiça, mas principalmente o amor. Ele fará muita falta a todos que o conheceram e o amaram e deixará para trás o dom de sua notável música e profunda humanidade”.
Hall encontrou o sucesso durante o final da década de 1970 atuando no The Specials, que originalmente se chamava The Automatics e foi formado por Jerry Dammers, Lynval Golding e Horace Panter na cidade natal de Hall, Coventry, em 1977. O vocalista se juntou um ano depois ao grupo para se tornar pioneiro da cena ska no Reino Unido.
Em 1981 Hall decidiu deixar a banda e formou o Fun Boy Three. Dois anos depois, o cantor partiu para formar o The Colourfield, antes de embarcar em uma carreira solo e assumir projetos colaborativos. Em 2008, Hall se reuniu com The Specials para uma longa turnê com direito a uma apresentação especial no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. A banda com Hall lançou o álbum Encore em 2019 e teve os planos de retorno aos palcos adiados devido à pandemia. No ano passado,, Hall lançou um álbum de covers, Protest Songs, inspirado no movimento Black Lives Matter.
Fonte: A Rádio Rock