imagem divulgação

 

O poeta, compositor e cantor britânico Pete Brown morreu na última sexta-feira (19), aos 82 anos, vítima de câncer. A informação foi compartilhada neste sábado (20) em sua página no Facebook. Brown coescreveu “Sunshine of Your Love” e “White Room”, dois dos maiores clássicos do Cream e da contracultura.

Um poeta que trabalhou nos mesmos círculos que Allen Ginsberg e Spike Milligan, Brown foi convidado pelo baterista Ginger Baker para ajudar a escrever canções para o Cream, uma banda que Baker havia acabado de formar com o guitarrista Eric Clapton e o baixista Jack Bruce.

Brown também ajudou a compor “I Feel Free”, outro hit do Cream. Depois da separação do grupo, ele formou uma parceria de composição com Bruce em outras canções, além de comandar as bandas Pete Brown & His Battered Ornaments e Pete Brown & Piblokto.

A criação de “Sunshine Of Your love”

Pete Brown foi convidado por Jack Bruce para tentar finalizar uma música que ele tinha começado a desenvolver no baixo, após assistir a um show de Jimi Hendrix, em janeiro de 1967. Eles passaram horas e horas conversando sobre como poderia ser essa canção. Até que ao amanhecer, Browm olhou pela janela e, lentamente, começou a escrever: “It’s getting near dawn, when lights close their tired eyes (Está quase amanhecendo, quando as luzes fecham seus olhos cansados), que é usado no primeiro verso de “Sunshine Of Your love”. Dias depois, Eric Clapton criou o refrão, que culminou no título da canção, que seria gravada em março de 1967 e se tornaria um dos maiores clássicos do rock.

Fonte: Radio Rock